Uma das maneiras mais populares de Como Fazer a Leitura Bíblica Diária é abrir uma passagem familiar, lê-la rapidamente e depois passar para outra passagem apenas folheando a Bíblia.
Mas isso não nos dá tempo para examinar as Escrituras e fazer perguntas, e acabamos perdendo a oportunidade de descobrir a palavra de Deus mais a fundo.
Além disso, essa prática não nos dá sustento espiritual suficiente, uma vez que "não só de pão vive o homem; mas também da Palavra de Deus."
Logo devemos nos atentar mais para as questões espirituais; principalmente as Escrituras; pois ela nos proporciona a fé: "a Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus". E não apenas ouvir; mas também meditar; só que para isso é necessário tempo para uma leitura bíblica de verdade.
Leitura Bíblica Diária Sem Folhear a Bíblia
1. Tire um tempo para sua leitura bíblica, assim não ficará com pressa
A sua leitura bíblica diária não é uma corrida para ver o quão rápido você consegue ler; então desacelere, tenha calma, e pense no quão é importante buscar mais de Deus para sua vida. Pegue cada palavra e pense minuciosamente sobre o que está lendo.
2. Anote Perguntas Sobre a Passagem Bíblica que Está Lendo
Faça perguntas sobre tudo e mais alguma coisa. Você não precisará responder a todas elas se não quiser; mas mesmo assim, anote tantas quanto você puder para entrar no ritmo da leitura. Isso o ajudará a saber mais ou menos sobre o quê se aprofudar na leitura.
3. Pesquise e se Aprofunde no Assunto Principal ou Principais
Agora, examine todas as suas perguntas e medite em quais são as cinco que mais se destacam para você. E também se há alguma palavra ou frase que você não entende e quanto às pessoas e lugares dos quais você nunca ouviu falar antes. Essas perguntas podem ser as melhores para se dedicar durante a leitura e estudo bíblico.
4. Responda as Perguntas
Faça seu melhor para encontrar as respostas mais relevantes para seu estudo durante a leitura bíblica; para isso existe alguns métodos:
1. Referências Cruzadas: A própria Bíblia é a melhor fonte de estudo, observe a foto da minha Bíblia e veja que do lado do versículo 35 tem algumas referências (Jo 11:10; 1Jp 2:11), neste caso são referências sobre luz e trevas, correspondentes ao versículo. Mas infelismente nem toda bíblia tem este atributo.
2. Notas de Rodapé: Algumas Bíblias Como a Almeida e a NVI geralmente teem esse atributo, inclusive a minha Bíblia Anote NVI que uso para estudos com Bible Journaling tem e acho bem útil.
Essas notas podem variar entre: criticas textuais, leituras alternativas, traduções alternativas, explicações, traduções literais da palavra e até outras referências bíblicas.
3. Dicionário Bíblico: O dicionário bíblico pode ajudar no significado de palavras e dependendo até dá algumas referências bíblicas relacionadas para um melhor estudo da palavra.
4. Bíblia com Comentários ou mesmo uma Bíblia de Estudo: Se você realmente quer aprender mais da palavra de Deus, vale super apena este investimento e o melhor é que vai agregar valor para sua vida; além disso, existe muitas escolhas hoje em dia.
5. Fazer Comparações entre Versões Bíblicas: Muitas veses posições e palavras mudam até mesmo o significado em traduções diferentes e fazem transliterações diferentes também; então esse método pode ajudar.
5. Aplicar o que Aprendeu
Depois de responder suas principais perguntas, escolha uma para transformar em uma aplicação de vida. Às vezes, é tão simples quanto meditar sobre uma verdade, sobre quem é Deus e como orar.
Então ponha em prática a palavra do Senhor, isso vai lhe ajudar a se sentir bem consigo mesmo.
0 Comentários
Comente se gostou,sua opinião também é importante, faça perguntas...