O devocional de hoje é uma reflexão sobre Jó, de como adorar em meio as lutas da vida cristã. Vamos refletir por que sofre o justo? Como compreender Deus? E porque ainda adorar?
Um pouco Sobre o Livro de Jó
A autoria do Livro de Jó é desconhecida, mas sua autenticidade é comprovada, bem como a realidade que a história de fato ocorreu no período patriarcal e Ez. 14:14 prova que Jó de fato existiu; embora muitos acreditem que é uma história fictícia.
Por que sofre o justo? Como compreender Deus? E porque ainda adorar?
O livro de Jó revela de forma profunda como o justo pode sofrer; mas também revela como Deus e o diabo agem; pois enquanto Satanás procura destruir a fé e a esperança dos justos, Deus está operando para que essa fé cresça e sejamos aperfeiçoados como crentes.
De um lado está Satanás como acusador, acusando Jó de ser adorador, reto e integro apenas por ser próspero e porque o Senhor o protegia e estava sempre com ele.
E do outro, vemos Deus protegendo Jó, dizendo que ele era um homem bom e que não tocasse na vida dele. Embora tenha permitido Satanás agir em sua vida.
Satanás Como Acusador - Livro de Jó 1:6-11
Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles.
O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela".
Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".
"Será que Jó não tem razões para temer a Deus? ", respondeu Satanás.
"Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. "
Ao ler Jó 1:6-11, podemos notar a conversa entre Deus e o Diabo. E observe que para muitos; quem adora, ora e tem intimidade com Deus, não passam de pessoas que querem algo de Deus em troca. E aparentemente o diabo também pensa assim.
E embora de fato exista crentes assim que buscam a Deus apenas por riqueza, saúde, prosperidade, emprego dos sonhos, etc. Não devemos ser assim; por que Deus quer que o adoremos pelo o que Ele é e pelo o que já fez por Nós.
Deus nos amou primeiro e entregou seu único filho para que pudéssemos ter vida, o sacrifício já foi feito. Mas o Senhor não exige nossa retribuição, nem nos controla para que o amemos de volta.
Por que Deus nos deu livre arbítrio e não quer receber adoração forçada. Devemos adorar o Senhor em Espírito e em verdade, assim como Jó, devemos ser fiel e crer em Deus na alegria e na tristeza.
Reflexão Sobre Jó: Adoração em Meio as Lutas da Vida Cristã
Jó 1:13-19 podemos ver que Jó foi roubado não apenas uma vez; mas duas e além disso, caiu fogo do céu e queimou suas ovelhas e como se ainda não bastasse veio um vento forte enquanto os filhos de Jó estavam reunidos na casa do irmão mais velho que derrubou a casa e todos morreram.
Nós sofremos quando um ente querido morre, imagine todos os filhos em um único dia! Fora todos os bens que perdeu?!
Irmãos, a prova que Jó passou não foi apenas com os bens materiais, foi sentimental também, ele perdeu seus filhos, foi muitas dores para um único dia.
Mas mesmo assim Jó adorou; mesmo na dor. E neste momento Jó foi aprovado!
Com isso, podemos ver a importancia da adoração em meio as lutas da vida cristã.
Jó Adorou Mesmo na dor Jó 1:20-22
Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração,
e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ".
Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.
Quero destacar que não devemos culpar a Deus por nada... Sabe aquelas pessoas que ficam culpando a Deus dizendo: Foi porque Deus quis, é porque quando Deus quer...
Deus não teve culpa de nada, o acusador que se meteu; porque até então; o que Deus queria era o que já estava acontecendo com Jó; que prosperava porque o Senhor colocava a mão abençoando.
Satanás mesmo testificou isso: "Será que Jó não tem razões para temer a Deus? Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui?"
O Senhor abençoa seus adoradores; por isso devemos adorar sem se importar com as circunstâncias; por mais difícil que seja, devemos adorar em meio as lutas da vida cristã.
Por que sofre o justo? Como compreender Deus?
Nos últimos capítulos de Jó podemos ver como os impactos do agir de Deus podem mudar tudo; visto que, Jó foi totalmente transformado ao contemplar a Majestade do Senhor. (Jó 38-42)
Jó Pôde Contemplar a Grandeza de Deus na Vida Dele Jó 42:5-6
"Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza".
Logo podemos concluir que Deus nos permite as provas para que possamos crescer espiritualmente, para que possamos de certa forma ter mais intimidade com Deus.
Porque as provações podem parecer muito grandes e impossível de se vencer. Mas se continuarmos fiel, adorando, defendendo outras pessoas que conhecemos; como Jó defendeu seus amigos mesmo estando eles errados, e se continuarmos crendo, o Senhor virar nos socorrer.
E assim como Jó foi totalmente mudado não só seus bens materiais, mas espiritualmente também poderemos ser transformados, ao conhecer mais de Deus.
As lutas da vida não devem parar nossa adoração, irmãos!
Conclusão do devocional de hoje:
Espero que tenha gostado do devocional de hoje, comente do que achou, inscreva-se no canal Arte na Bíblia para ser notificado de novos devocionais e encha-se da presença de Deus.
0 Comentários
Comente se gostou,sua opinião também é importante, faça perguntas...