Como Orar a Deus? Jesus Ensina a Orar no Secreto - Arte na Bíblia

Como Orar a Deus? Jesus Ensina a Orar no Secreto

Como orar a Deus é uma dúvida comum; mas não tem explicação melhor do que a que Jesus dá em Matheus 6:5-14; onde Jesus ensina a orar no secreto.

Além disso; a oração é muito importante para nossas vidas; porque é assim que falamos com Deus, adquirimos comunhão e intimidade com Deus.

Vamos abordar os temas: o que é orar, como orar, onde orar, por quem orar e vamos ver também os ensinamentos de Jesus sobre a oração.


como orar a deus, jesus ensina a orar no secreto, jesus ensina a orar, orar no secreto, como orar, o que é orar,


1) O QUE É ORAR?

Orar é falar com Deus; mas acho que todo mundo diz isso; mas tentando explicar de outra forma seria você expressar adoração, amor, suas necessidades e agustias, alegrias e vitórias, gratidão, etc diante do Senhor.

E mais que isso a oração nos faz ter um relacionamento continuo com Deus. Quando conversamos com alguém passamos a conhecer mais um ao outro e o mesmo ocorre; pois passamos a ter um relacionamento com Deus.

3) COMO ORAR A DEUS?

Vamos observar a oração do Pai nosso e por maio dela tirar alguns pontos que são muito importantes, já que o Pai nosso é a oração modelo que Jesus ensinou.

Mas antes Jesus ensinou algumas coisas:

1 – Orar Sem Hipocrisia Mt 6:5

“E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão.”

2 - Jesus Ensina a Orar no Secreto Mt 6:6

"Mas quando orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore no secreto. Então seu Pai que vê no secreto, o recompensará."

3 - Orar sem Repetir Sempre a Mesma Coisa Mt 6:7-8

"E quando orarem, não fiquem repetindo sempre a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam igual a eles; porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem."

Somente depois de dar essa instruções é que Jesus faz a oração do Pai nosso que nos servecomo modelo; mas não devemos ficar repetindo sempre a mesma coisa, lembre.



O que a Oração do Pai Nosso nos Ensina?


1 – A Orar Com Reverência

Deus está acima de todos “Pai nosso que estas nos céus”, o Senhor recebe adoração muito antes de nossa existência. Se até os anjos o adoram quem somos nós para irmos diante Dele sem reverência, não é?

Logo, a primeira coisa a se fazer é engrandecer o nome do Senhor.


2 – Venha o Teu Reino

O Reino de Deus é a demonstração do poder de Deus em ação! Nossas orações devem focar as duas dimensões do Reino de Deus, tanto no nosso cotidiano quanto também no futuro que é a vinda de Jesus.

Ao dizer venha o Teu reino é referente ao agir de Deus, é o nosso convite à Deus para que Ele venha agir em nossa vida.


3 - Seja Feita a Tua Vontade

Temos que orar com humildade e confiando que o Senhor sabe o que é o melhor para nós.


4 - Dá-nos Hoje o Pão de Cada Dia

Isso foi o que Jesus pediu, para que não faltasse o pão de cada dia. E assim, como Jesus devemos orar para que nada nos falte.


5 - Orar por Perdão

Perdoar e ser perdoado é algo serio para o Senhor; tanto que diz:"Perdoa as nossas dividas assim como perdoamos nossos devedores."


6 - Não nos Deixe Cair em Tentação

"E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal; porque Teu é o reino o poder e a glória para sempre, amém."

Também devemos orar, para que não caiamos nas provações e tentações, para que possamos ter forças para vencer.


7 – Com Fé Crendo no Poder de Deus

"Porque Teu é o reino o poder e a glória para sempre, amém."


Hb 10:19-23

“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” ...

 

Explicação de Hb 10:19-23

Na antiga aliança, que seria o tempo antes de Jesus, era necessário um Sumo Sarcertote para fazer sacrifícios e orações por nossos pecados; porque quando o homem pecou foi colocado um véu entre Deus e o Homem.

E não era possível nós orarmos a Deus diretamente; mas quando Jesus rasgou véu ao vencer, Ele abriu um novo e vivo caminho.

Quando diz: "Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus". O Santo dos Santos era o lugar mais santo, onde só o sacerte podia ir para orar. Mas agora por meio do sangue de Jesus, que já pagou o preço por nossos pecados temos a chance de orar a Deus com plena confiança.

Continuando diz: "Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé."


FORMAS DE ORAR: de joelhos, de pé e deitado.


8 – Com Propósito

Agradecimento, Livramento, Consolo, Entendimento, Dons, Sabedoria, Cura, Perdão, etc.


ONDE ORAR?

- No templo – casa de oração (Mt. 21:13) “A minha casa será chamada casa de oração...”

- Em particular no secreto – é como Jesus ensina a orar (Mt. 6:6) “Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará plenamente.”

- Nos lares e em família – (At. 12:12) “Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.”

- Nas dificuldades – (At. 16:25) “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e entoando hinos de louvor a Deus, enquanto os demais presos os ouviam.”


POR QUEM ORAR?

- Por nós mesmos Mt 26: 39 “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

- Pelos Amigos Jó 42:10 “Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.”

- Pelos Inimigos Mt 5:44 “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.”

- Pela Igreja Tg 1:16 “Orai uns pelos outros”. Paulo orou pelos irmãos de Efésios (Ef 3:4)

- Por todos os homens e autoridades 1Tm 2:1-2 “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.”

Conclusão: Espero que tenha aprendido como orar a Deus, Jesus ensina a orar no secreto; porque é importante ter um relacionamento verdadeiro com Ele; mas isso não quer dizer que devemos parar de orar na igreja ou em certas situações como as citadas a cima. Até porque a oração na nossa vida é muito importante. 


0 Comentários